A Copa do Mundo de 1998 na França ficou marcada para a Croácia. Logo na primeira Copa disputada como país independente da Iugoslávia, a seleção croata alcançou um inesperado terceiro lugar. O elenco desse time tinha uma estrela: Davor Šuker.
Davor Šuker era atacante, e iniciou sua carreira em 1984 no Osijek, time da cidade em que nasceu. Por lá foi artilheiro da Iugoslávia. Após se destacar, foi para um time maior do seu país, o Dínamo Zagreb. Foi artilheiro da equipe por duas temporadas, mas não ganhou títulos. Posteriormente desembarcou para jogar no Sevilha, onde ficou entre os artilheiros do Campeonato Espanhol por duas vezes (segundo e terceiro lugar). Isso chamou a atenção do Real Madrid, onde também foi vice artilheiro do Camponato Espanhol na temporada 1996/97.
Šuker chegou na Copa do Mundo como a grande estrela da Croácia. Mesmo assim, a confiança em seu futebol estava em baixa, pois mesmo com o Real Madrid campeão da Liga dos Campões de 1998, o croata foi reserva durante a campanha.
Na primeira fase, a Croácia terminou em segundo lugar, vencendo a Jamaica e o Japão, perdendo apenas para a Argentina. Nas oitavas-de-final, eliminou a Romênia com uma cobrança de pênalti do Šuker. A presença da Seleção nas quartas-de-final foi vista como surpreendente. Quando todos achavam que já tinha chegado ao limite, a vítima foi a tradicional Alemanha, vencida por 3 a 0, onde Šuker fez um. Na semifinal pegaram França, anfitriã da competição. A Croácia abriu o marcador com o artilheiro, mas logo depois a França empatou e virou, com dois gols de Thuram. Acabara ali o sonho do mundial.

Mas a campanha histórica não poderia terminar assim. Na disputa do terceiro lugar, a Croácia enfrentou a Holanda. A Croácia venceu o jogo por 2 a 1, o gol da vitória sendo feito pelo Šuker, obviamente. Esse gol foi importante para a colocação da Croácia na Copa e também para conquistar a artilharia isolada do torneio.
Davor Šuker já havia ficado entre os dez primeiros colocados na eleição do Melhor Jogador do Mundo FIFA em 1996 e 1997. Após a Copa, conseguiu chegar ao terceiro lugar na eleição do Melhor Jogador do Mundo FIFA 1998, consagrando a bela campanha da Croácia na Copa do Mundo. Ele ainda jogou no futebol inglês, pelos times do Arsenal e do West Ham, mas sem sucesso. Se aposentou no Munique 1860 da Alemanha em 2003. É até hoje o maior artilheiro da história da sua Seleção, com 45 gols.
Não me recordo muito bem dos jogos da Croácia naquele ano, mas lembro bem que eu tinha a figurinha dele e tinha o nome dele na minha memória. Pesquisando, descobri essa história de um jogador acima da média, que fez a diferença em uma Seleção longe dos favoritos e por isso é um jogador que marcou as Minhas Copas.
Davor Šuker na Copa 1998:
- 7 Jogos
- 6 Gols
- Artilheiro
- Seleção da Copa
Faltam 7 dias para a Copa do Mundo FIFA 2018!
Imagem em destaque por: thesefootballtimes.co



Deixe um comentário