O dia 24 de junho marcou o fim da segunda rodada da Copa do Mundo 2018. Uma rodada cheia de surpresas e com jogos decididos nos minutos finais. O número de gols se manteve baixo. Foram 39 gols, apenas um a mais do que na rodada passada.

Placar mínimo

Foram quatro jogos que terminaram com o placar de 1 a 0 e outros quatro jogos terminaram em 2 a 1. Esses dois resultados simbolizam a escassez de bolas na rede deste mundial. Na maioria desses jogos os placares não representaram o alto nível das partidas.

Sufoco

No grupo B, Portugal venceu Marrocos por 1 a 0. O gol saiu logo no início do jogo em uma cabeçada do craque Cristiano Ronaldo. Porém, após o gol, os portugueses foram dominados o jogo todo. Os africanos pressionaram até o fim, mas pararam nas mãos do goleiro Rui Patrício.

No outro jogo do mesmo grupo, Espanha e Irã travaram um duelo de ataque contra defesa. Os espanhóis pressionaram desde o início, mas os iranianos se defendiam muito bem. O gol da vitória saiu apenas no segundo tempo, com Diego Costa. O Irã ainda fez um gol, mas foi anulado com a ajuda do VAR (árbitro de vídeo), que sinalizou impedimento no lance.

O Brasil venceu a Costa Rica por 2 a 0. O jogo mostrou que a Seleção Brasileira tem que melhorar muito para confirmar o favoritismo ao título na Rússia. Apesar disso, o Brasil foi melhor na maior parte do jogo. No segundo tempo a Costa Rica não assustou o Brasil, tendo um ataque inoperante, ao contrário de Keylor Navas. O goleiro costa riquenho, tricampeão da Champions League pelo Real Madrid, fechou o gol, estando sempre bem posicionado. Quando tudo parecia caminhar para um empate em 0 a 0, aos 44 minutos da etapa final, Philippe Coutinho aproveita a sobra do Gabriel Jesus e faz de bico o primeiro gol. Douglas Costa, que entrou no intervalo e mudou a cara do Brasil, fez jogada individual e cruzou para Neymar que só teve o trabalho para empurrar para dentro do gol. Vale ressaltar que o Brasil teve um pênalti corretamente anulado em cima do Neymar, graças a ajuda do VAR.

De virada é mais gostoso

Dois jogos foram vencidos de virada pela primeira vez na Copa. No grupo E, a Suíça superou a Sérvia por 2 a 1. Após tomar o gol aos quatro minutos do primeiro tempo, os suíços empataram no início do segundo tempo com Xhaka e viraram aos 44 do segundo tempo com o atacante Shaqiri. Em ambas as comemorações, os suíços causaram polêmica ao fazerem referência a águia da bandeira da Albânia, cujo a região tem conflito com a Sérvia e os jogadores tem descendência.

O confronto entre Alemanha e Suécia marcaram a segunda rodada do grupo F. A partida estava cercada de tensão, pois caso a atual campeã perdesse o jogo, seria eliminada ainda na primeira fase. Sabendo disso, a Alemanha propôs o jogo buscando o ataque desde o início. Mas aos 31 minutos do primeiro tempo, em um contra-ataque rápido, Toivonen abriu o placar para a Suécia. No início da segunda etapa, Reus tratou de empatar a partida. A Alemanha passou a atacar mais e, mesmo perdendo o zagueiro Boateng por expulsão aos 36 minutos do segundo tempo, não diminuiu o ritmo. No último minuto de jogo, falta para Alemanha na lateral da entrada da grande área. Em jogada ensaiada com Reus, Kross acertou um belo chute no ângulo, sem chances para o goleiro sueco. O resultado mantém a Seleção viva na disputa para uma vaga na próxima fase.

A desorganizada Argentina e a apatia de Messi

O confronto entre a Croácia e Argentina marcou o encontro entre o Modric, camisa 10 do Real Madrid, e Messi, camisa 10 do Barcelona. Os croatas levaram a melhor e venceram o jogo por 3 a 0. Destaques para a boa atuação de Rakitic e Modric, que fizeram um gol cada. O que mais impressionou na partida não foi o bom jogo jogo feito pela Croácia, mas a desorganização argentina. O time estava perdido em campo, ficando mais evidente após o primeiro gol. Lionel Messi passou o jogo todo sumido, não oferecendo perigo ao adversário. Muito pouco de um jogador colocado como um dos melhores da história, mais uma vez não assumindo o protagonismo que se espera dele.

—————

2ª Rodada

Grupo A

  • Rússia 3 x 1 Egito
  • Uruguai 1 x 0 Arábia Saudita

Grupo B

  • Portugal 1 x 0 Marrocos
  • Irã 0 x 1 Espanha

Grupo C

  • Dinamarca 1 x 1 Austrália
  • França 1 x 0 Dinamarca

Grupo D

  • Argentina 0 x 3 Croácia
  • Nigéria 2 x 0 Islândia

Grupo E

  • Brasil 2 x 0 Costa Rica
  • Sérvia 1 x 2 Suíça

Grupo F

  • Coréia do Sul 1 x 2 México
  • Alemanha 2 x 1 Suécia

Grupo G

  • Bélgica 5 x 2 Tunísia
  • Inglaterra 6 x 1 Panamá

Grupo H

  • Japão 2 x 2 Senegal
  • Polônia 0 x 3 Colômbia

—————

Imagem em destaque por: Odd ANDERSEN/AFP

Deixe um comentário