Oficialmente chegou ao fim a carreira de jogador de futebol de Adriano Leite Ribeiro, mais conhecido como Adriano Imperador, ou melhor, Didico! Oito anos e meio após sua última partida oficial, ele se despediu aos 42 anos, num amistoso entre o Flamengo Legends e o combinado Amigos da Itália realizado no Estádio do Maracanã em 15 de dezembro de 2024.

Pouco importa a partida, mas sim como foi escrita a sua história. Adriano não foi somente um ótimo jogador, daqueles intocáveis e distantes. Muito pelo contrário! Dos imortais do esporte, ele foi o mais humano. Por muitas vezes polêmico é verdade, mas talvez tenha sido o mais próximo que tivemos de um esportista que não fazia a menor questão de parecer o que não era.

Da morte do seu pai, ao título brasileiro de 2009. Da Vila Cruzeiro a Milão. Das canchas de terra a Copa do Mundo. Ele não é um herói comum, superou todas as adversidades que cruzaram seu caminho.

Poderia ser melhor? Com certeza. Tinha potencial para alcançar muito mais do que alcançou? Absolutamente. Mas qual jogador de futebol que você conheceu que largou tudo para ficar com seus amigos e familiares em sua favela de origem por que era isso que trazia felicidade genuína? De fato, tem coisas que o dinheiro não compra.

Poucos jogadores conseguiram a façanha de ser bem quistos por todas as torcidas como ele. Esse Império vai deixar saudade. Hoje nós reverenciamos você, Adriano Imperador!

Deixe um comentário