A França chegou na Copa com grande prestígio. Foi campeã da Copa do Mundo em 1998, campeã da Eurocopa em 2000 e campeã da Copa das Confederações em 2001. Uma sequência de grandes títulos conquistados pela primeira vez.
Se não bastasse a fase vitoriosa, eles tinham um gênio no plantel: Zinédine Zidane. Herói de 1998 e duas vezes eleito o melhor do mundo (1998 e 2000), o meia francês chegou na competição lesionado e não participou do vexame.
Após um vice no Campeonato Africano das Nações no início daquele ano, a Seleção do Senegal chegava na Ásia para disputar a sua primeira Copa da história. Aos olhos do mundo, passava longe de causar algum problema para as outras equipes.
Diante deste panorama, França e Senegal disputavam a primeira partida do torneio. Apesar de sentir a falta do Zidane, a França apertou Senegal durante o ínicio do jogo, criando muitas situações de gol. Porém, aos 22 min aconteceu o impensável. Em um cruzamento na área da França, o goleiro Barthez bateu cabeça com o meia Petit e a bola sobrou limpa para Diop empurrar para o fundo das redes, causando êxtase entre os jogadores do Senegal. No restante do jogo a França seguiu atacando Senegal para correr atrás do placar. Os africanos seguraram o resultado de 1 a 0 até o final e saíram com a vitória.

Após aquele jogo, as duas seleções tiveram destinos diferentes na competição. A França não passou da primeira fase, terminando em último no grupo A. Já Senegal passou para a segunda fase na segunda colocação do grupo. Eliminou a Suécia nas oitavas e caiu diante da Turquia nas quartas-de-final. O detalhe é que Senegal só volta a disputar um mundial na Copa da Rússia desse ano.
A alegria dos jogadores na comemoração do gol diante da França contagiou minha casa. Comemoramos como se fosse o Brasil, ficando na memória das Minhas Copas.
Copa do Mundo 2002 – França 0 x 1 Senegal | 1ª rodada do grupo A | Seul Stadium– Seul/Coréia do Sul | 31 de maio de 2002
- França: Barthez; Thuram, Desailly, Leboeuf, Lizarazu; Vieira, Petit, Djorkaeff (Dugarry), Wiltord (Cisse); Trezeguet, Henry
- Senegal: Sylva; Daf, Diatta, Cisse, Coly; Fadiga, Diao, Diop, Ndiaye; Camara, Diouf
- Gol: Diop (SEN)
Faltam 8 dias para a Copa do Mundo FIFA 2018!
Imagem em destaque por: FIFA/Divulgação



Deixe um comentário